PC GAMER vs CONSOLE GAMER

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PC gamer vs console gamer: entenda as diferenças!

Por muito tempo vídeo game e pcs gamer andaram juntos na corrida para a atenção dos usuários. Porem os consoles evoluem a cada dia, e por isso fica mais parecido com pcs. Por este móvito vamos falar das diferenças e peculiaridades das duas plataformas que dividem as preferencia dos GAMERS.

No inicio, a diferença entre consoles e computadores era o cartucho que se colocava no console para jogar, enquanto no computador era necessário fazer instalações. Porem os jogos atuais para videogame precisa de instalações obrigatórias em alguns modelos de console, mas porque isso ocorre?

Videogames não deixam de ser computadores, mas no início de sua concepção eles eram muito diferentes dos computadores pessoais. Nos primórdios, os videogames funcionavam mais como um brinquedo, uma ferramenta para executar uma certa função específica, enquanto computadores podiam exercer qualquer função que era dada. Porém, quanto mais tempo passa, mais os videogames ficam parecidos com computadores.

Mas, como funciona?

Tanto um videogame quanto um computador rodando um jogo são basicamente constituídos pelos seguintes elementos: processador, memória e placa de vídeo. O processador faz os cálculos necessários, executa as funções do jogo, é o cérebro. A memória guarda tanto esses dados do processador quanto os gráficos em “estado bruto”, como as texturas dos modelos 3D. A placa de vídeo processa esses gráficos e os exibe na tela.

Em computadores, esses valores estão sempre mudando de usuário para usuário, pois cada um tem sua configuração, com potência variável, enquanto nos videogames todos têm o mesmo equipamento. Desta maneira, para tentar vender um jogo de PC para o máximo de pessoas possível, os produtores costumam utilizar requisitos mínimos baixos.

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Battlefield 4 e seus gráficos quase perfeitos!!!

É comum títulos para PC possuírem opções de aumento de qualidade, permitindo utilizar essa potência extra para deixar seu jogo mais bonito ou com física mais realista. Porém, são adições colocadas por cima de uma base mais fraca. Quando um jogo realmente é produzido pensando em explorar a potência dos computadores, como a série Battlefield, a diferença se torna gritante. E como mencionado, um número menor de pessoas consegue rodá-lo.

Gargalos e otimização

Um dos problemas de se desenvolver games para PC são os gargalos. Uma pessoa pode ter uma potente placa de vídeo, porém pouca memória, um ótimo processador e uma placa de vídeo de 5 anos atrás, como vimos nos artigos anteriores sobre GAMER. Quando isso ocorre em um jogo de computador ele apresenta uma performance ruim, pois é como tentar passar um elefante por um buraco de rato e não há muito o que se possa fazer além de atualizar esse PC.

Já nos videogames, se um console possui um gargalo, ele existe em todos os aparelhos. É uma faca de dois gumes, pois o problema na concepção do aparelho irá acompanhá-lo até o fim da sua vida, mas isso torna possível a criação de estratégias para driblar esta limitação.

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GTA V, em comparação entre PC vs Console!!!

O Xbox 360 por exemplo, tem pouco espaço em seus DVDs. Já o console da Sony tem mais espaço, porém uma velocidade de leitura muito inferior e um pouco menos de memória, criando Loading lentos e impossibilitando que esse espaço extra na mídia fosse usado para texturas maiores, pois demorariam a carregar e ocupariam muita memória.

Esse problema fez com que vários jogos multiplataforma ficassem piores no PlayStation 3, até que as produtoras se deram conta de uma coisa: nem todos os modelos do Xbox 360 têm HD, mas todos os PlayStation 3 o possuem. Ao instalar o jogo no HD do PS3, era possível usar texturas maiores e acessá-las pelo HD ao invés da mídia, de maneira rápida o suficiente para que pudessem ser utilizadas sem prejudicar a performance.

Para não ficar para trás, jogos como Battlefield 4 e GTA V traziam instalações opcionais para o Xbox 360, com grandes melhorias em relação à versão que rodava apenas do disco.

A próxima geração

Curiosamente, John Carmack, criador de Doom e Rage, comentou que os computadores eram 10 vezes mais potentes que os consoles quando criou Rage e esse é um abismo que só aumenta com o tempo. Mas ele mencionou também que isso não se traduzia em um jogo 10 vezes mais potente no PC, pois tinham que lidar com todos os conflitos provenientes dos componentes destas máquinas.

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DOOM 4 e sua performance para PCs Gamer

Muitos acham que essa pode ser a última geração de consoles devido a sua semelhança com computadores, de forma que os videogames perderiam a sua relevância. Porém, o PlayStation 4 é um computador otimizado para jogos, ou seja, com todas as vantagens do hardware único e sem gargalos.

Resumindo, PCs Gamer, são múltiplas vezes melhores do que um console, basta que monte da maneira correta.

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Técnica Sr. Computador

Analista responsável pela tecnologia de todas as unidades Sr. Computador.

2 Comentários

  1. felipe   •  

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigado 🙂

    • Fabio Guerra   •  

      Olá Felipe, Boa Tarde

      Vc é sempre bem vindo em nosso blog.
      O Bruno e toda nossa equipe tem feito excelentes artigos como esse.

      Preencha seu cadastro em nossa news e fique ligado em todas as novidades.

      Forte abraço

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