5 mitos de empreendedorismo para esquecer

5 mitos de empreendedorismo para esquecer

Já tem uma ideia para empreender, mas acha que não possui as habilidades certas para isso, já ouviu falar sobre alguns mitos de empreendedorismo? Caso a sua resposta seja sim, nós temos algo para você: o empreendedorismo não requer nenhuma qualidade ou habilidade específicas que sejam inalcançáveis!

Existem vários mitos incorretos sobre empreender, um deles é que se precisa ter ideias geniais ou talento inato para isso, por exemplo. Mas nós já sabemos que não funciona bem assim! Por isso, explicaremos aqui 5 mitos de empreendedorismo que são irreais e porque eles não devem pesar na sua decisão. Vamos lá?

1. Para empreender existe um talento inato

Muitas pessoas não conseguem se enxergar como empreendedoras por acharem que quem empreende nasceu para isso. Mas na verdade, o talento para empreender é resultado da aprendizagem! Afinal, ninguém nasce sabendo, não é mesmo?

Por isso, não existe algo inato para ser um empreendedor de sucesso. Na verdade, existem algumas habilidades que podem favorecer a sua caminhada, como a liderança e uma boa gestão, mas todas elas também são aprendidas e treinadas. Assim, o diferencial de um empreendedor talentoso é a sua busca pela aprendizagem!

2. Só empreende quem tem ideias geniais

Assim como o talento inato, muitas pessoas acham que um dos passos para ser empreendedor é ter ideias extraordinárias. No entanto, existem vários tipos de negócio para começar e nem todos eles demandam inovação, como por exemplo, o varejo.

O que vai importar e também é um mito de empreendedorismo é o conhecimento da área e do mercado, assim como um modelo de negócios que funcione. Mais uma vez, investir na aprendizagem é tudo!

3. Ter muito dinheiro para começar é crucial

Para montar o seu próprio negócio, é importante ter uma boa quantidade de capital inicial, porém, não é a regra. Muitos empreendedores postergam até ter uma quantia muito grande para investir no seu empreendimento. Afinal, nós somos seres humanos e buscamos por segurança, não é mesmo?

No entanto, isso pode se tornar uma desculpa para não começar o planejamento e a sua ideia acabará paralisada. Ao mesmo tempo, um ambiente de escassez é ideal para que soluções inovadoras surjam. Tenha como exemplo o empreendedorismo nas comunidades mais vulneráveis, onde as pessoas conseguem melhorar a sua condição de vida com pouco ou nenhum capital inicial.

4. Outros mitos de empreendedorismo é que é coisa pra gente jovem

Atualmente, devido à imagem de inovação e tecnologia vinculadas ao empreendedorismo, muitas pessoas acreditam que empreender é só para gente mais nova, esse é outro mito de empreendedorismo. Porém, a idade não tem nenhuma relação com a qualidade de gestão e o êxito do negócio. Na verdade, o que vai contar é a experiência. Por isso, lembre-se: as pessoas com uma maior quantidade de experiências e maturidade tendem a serem empreendedoras de sucesso!

5. Se eu falhar a primeira vez, já era!

Empreender não é fácil e você encontrará muitos desafios. Porém, não desista com os primeiros percalços. Se a ideia não der certo de primeira continue tentando, pois a maioria dos empreendedores bem-sucedidos só conseguiu depois de várias tentativas. Lembre-se: continuar tentando e não desistir faz parte do processo!

Com todos esses mitos de empreendedorismo, você viu que não vale a pena deixar de seguir o caminho do empreendedorismo só por causa deles. Afinal, ter o próprio negócio pode ser a chave para investir o seu dinheiro de forma segura e ainda melhorar a sua situação financeira. Por isso, lembre-se das nossas dicas!

Nossas ideias te ajudaram a lutar contra os mitos de empreendedorimos? Então, siga-nos no Facebook e no Youtube para ficar por dentro de todas as nossas novidades!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *