Abrir uma franquia: 4 dúvidas frequentes

Abrir uma Franquia: 4 Dúvidas Frequentes

Antes de iniciar qualquer investimento, o empreendedor precisa estar seguro quanto ao modelo de negócio em que aplicará seu dinheiro, ao escolher abrir uma franquia. É preciso consideração e planejamento para saber o tipo de investimento que será realizado, para conhecer mais sobre a franquia que você pretende comprar e para iniciar essa empreitada com todas as informações sobre implementação, operação e treinamento oferecido pela empresa franqueadora.

Portanto, é preciso responder a algumas perguntas importantes quando você começar a pensar em abrir uma franquia. Para esclarecer o assunto, no post de hoje, apresentamos as questões cujas respostas você precisa conhecer antes de tornar-se um empreendedor franqueado. Continue a leitura!

Por que escolher uma franquia e não um negócio próprio?

Essa é a primeira questão a ser levantada pelo empreendedor. Para viabilizar um negócio próprio, o investidor precisa fazer um amplo estudo de mercado para, assim, identificar uma necessidade existente. Em seguida, ele deve elaborar um produto/serviço para atuar no nicho de mercado escolhido. Além disso, o investidor deve estudar seus clientes e trabalhar muito para estabelecer-se no mercado.

Ao escolher uma franquia, por outro lado, o investidor contará com um modelo de negócio estruturado, uma marca consolidada no mercado e clientes identificados, que já consomem os produtos/serviços oferecidos pela empresa. Dessa forma, abrir uma franquia é mais interessante por “pular” etapas pelas quais qualquer empresário é obrigado a passar ao abrir seu próprio negócio.

Quanto tempo leva para uma franquia dar lucro?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o tempo médio de retorno de investimentovaria de 24 a 36 meses. Entretanto, lembre-se que esse tempo também é influenciado por fatores particulares de cada franquia, como a taxa de lucro x faturamento e o modo como você gerencia o negócio. A dica é conversar com a empresa franqueadora, perguntando uma estimativa honesta para o retorno do dinheiro investido no seu cenário.

Quais são os primeiros passos para abrir uma franquia?

O primeiro passo é estar informado sobre todas as questões relacionadas à compra e implementação da franquia, como as taxas necessárias, suporte oferecido, treinamento e a relação que a empresa franqueadora mantém com sua rede de franqueados. Ao escolher abrir uma franquia como forma de investimento, o passo mais importante a ser dado é escolher bem a empresa e a marca — o que nos leva à próxima dica.

Como decidir em que área atuar?

A dica mais importante é escolher uma área em que você possui expertise: esse conhecimento viabilizará a administração do seu negócio. Além disso, abrir uma franquia em uma área em que você já atua ou atuou lhe dará a satisfação e a motivação necessárias para fazer a sua unidade prosperar. Dessa forma, o empreendedor não encontrará dificuldades em lidar com questões relacionadas à área. Somado ao suporte oferecido pela empresa franqueadora, essas características são passos essenciais para que sua franquia atinja o sucesso esperado.

E então, pronto para colocar a mão na passa e abrir uma franquia? Tem outras dúvidas sobre o assunto, ou sugestões de mais perguntas que precisam ser respondidas? Deixe seu comentário e entre para a conversa!

Fabio Guerra

Fábio C. Guerra é Diretor de Negócios, com sua diretoria focada na implantação e operação das Unidades Franqueadas da Sr. Computador, principalmente nas ações comerciais e de marketing. Formado em Administração de Empresas e com experiência em diversas empresas no setor de serviços, saúde e TI, se apresenta como: " Me intitulo um vendedor, com a responsabilidade em apoiar e direcionar o franqueado, para atingir o lucro esperado, com sua Unidade Franqueada, direcionando e apoiando para o sucesso do negócio."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *