Montar um negócio próprio ou abrir franquia?

Montar um negocio próprio ou abrir franquia

Para quem está indeciso sobre tirar o seu negócio do papel ou abrir franquia, saiba que os dois modelos de negócio possui suas vantagens e desvantagens.

A escolha deve considerar, principalmente, a experiência em administração do empreendedor ou se há uma ideia inovadora por trás do negócio próprio. Essa resposta determinará qual caminho o empreendedor deverá seguir.

Mas há outros pontos que devem ser considerados também, como por exemplo: o valor a ser investido, o conhecimento do mercado que o investidor deseja atuar, sua experiência em administrar uma empresa, entre muitos outros.

Criar seu negócio do zero

Para quem possui uma ideia revolucionária ou que vá solucionar diversos problemas em sua área de atuação, criar uma empresa pode ser a melhor solução. Isso porque o empreendedor terá mais liberdade para atuar, podendo modificar e ajustar seu produto de acordo com suas estratégias e criatividade. Porém, os riscos são maiores, principalmente se não houver um plano de negócio bem definido e uma experiência sólida em administração.

Um negócio do zero requer estratégia e pesquisa de mercado, além de investimento em marketing para captar/atingir especificamente seu público-alvo. A grande diferença para a franquia, nesse caso, é que o modelo de franchising oferece todo o suporte necessário para os empreendedores que não possuem uma experiência prévia em gestão, oferecendo treinamento, guias e todo o suporte essencial para o franqueado operar sua franquia.

Abrir franquia

A primeira vantagem em obter uma franquia como primeiro investimento, é que esse modelo de negócio possui um risco muito menor do que criar uma empresa do zero.

De acordo com a ABF, Associação Brasileira de Franchising, apenas 11% das franquias deixam de operar em 5 anos. Em contrapartida, esse número sobe para 60% para empresas independentes.

Isso porque quem escolhe abrir franquia trabalhará com uma marca já estabelecida no mercado, diminuindo os riscos de sua operação, já que seguirá um modelo de negócio estruturado e que, comprovadamente, dá certo e gera lucro, tornando as operações muito mais práticas e objetivas.

Esse modelo atrai especificante investidores de primeira viagem, que têm desejo de ter o negócio próprio, mas não possui experiência em administração.

No entanto, para investidores criativos, a opção de franquia não é aconselhada, já que o investidor deverá seguir regras e padrões para poder operar seu investimento. Aliás, a padronização dos processos do negócio é a principal característica desse modelo de negócio.

Know-how

Outro ponto forte em comprar uma franquia é o suporte oferecido pela franqueadora, oferecendo treinamento e todo know-how necessário para tocar o negócio. Além disso, o investidor poderá entrar em contato com outros franqueados para obter informações e trocar experiências, enriquecendo mais o seu conhecimento e sua rede de contatos.

Se você identificou que possui um perfil dinâmico, possui uma ideia inovadora que vai ser abraçada no mercado, criar uma marca do zero pode ser a solução, apesar de mais trabalhoso. Agora se você está iniciando no mundo do empreendedorismo, a dica é abrir franquia, já que esse modelo de negócio possui uma taxa de sucesso muito maior do que o modelo tradicional.

E você, em qual tipo de investimento seu perfil se encaixa? Faça um comentário e compartilhe sua experiência conosco.

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *