Atualização contra WannaCrypt estava disponível desde março!

WannaCrypt

No dia 12/05, um grande ataque com vírus do tipo ransomware (WannaCrypt) — que sequestra dados de computadores e os devolve apenas após pagamento de resgate em bitcoins, usou uma falha do Windows e, supostamente, ferramentas pertencentes à NSA (Agência de Segurança Nacional, dos Estados Unidos), causando um caos em diversos serviços públicos e empresas. A Microsoft informou, na sequência, que já corrigiu as falhas no sistema operacional. Uma informação, porém, chama a atenção: a brecha foi corrigida em março, há dois meses. O que evidencia que os PCs afetados não estavam com sistema operacional atualizado, conforme mandam as cartilhas de segurança.

WannaCrypt

“Hoje, os nossos engenheiros adicionaram funções de detecção e proteção contra um novo software malicioso, conhecido como Ransom:Win32.WannaCrypt. Em março, nós fornecemos proteção adicional contra malwares dessa natureza, com uma atualização de segurança que impede a sua propagação através de redes. Aqueles que estiverem utilizando o nosso antivírus gratuito e tenham habilitado o Windows Update estão protegidos. Estamos trabalhando junto aos nossos clientes para fornecer assistência adicional”, disse a Microsoft em nota.

Sendo assim, segundo a empresa, as atualizações já oferecidas protegem os clientes das vulnerabilidades citadas. Ainda de acordo com a Microsoft, os ataques não mais se reproduzem em “plataformas suportadas”.

Os usuários do Windows devem certificar-se de que seu software esteja atualizado. A Microsoft oferece alertas quando há atualizações disponíveis para sua máquina.
Empresas afetadas, porém, podem ter atrasado a instalação dos patches de segurança por fins operacionais de várias naturezas como, por exemplo, planejamentos internos de atualizações e verificações de compatibilidade.

Pronto! Agora você já conhece um pouco do que aconteceu e pode minimizar os riscos.

Gostou da matéria? Quer ter mais noticias ou dicas? Se inscreva no blog e receba as notificações de postagens como esta.

Continue atento e acompanhe as postagens no blog Sr. Computador, a Maior e Melhor Rede de Tecnologia do Brasil e melhor Franquia 2016.

 

 

Marcelo Junior

Franqueado de Campo Limpo Paulista

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *