Por que manter o Sistema Operacional Atualizado?

Sistema Operacional Atualizado

Para responder essa pergunta, se você deve manter o sistema operacional atualizado em seu computador, quero primeiramente explicar o que é um sistema operacional.

O QUE É UM S.O.

Sistema Operacional (S.O.) é o responsável em fazer o intermédio, dos seus componentes eletrônicos HD, memoria, processador, etc… e você usuário. É o S.O. do seu equipamento que irá criar a interface entre os componentes técnicos e dar a opção para que uma pessoa mesmo não sendo um programador ou expert no assunto, possa operar um computador. Esse já pode ser um ponto muito importante para responder o porque de manter o Sistema Operacional atualizado de seu computador ou notebook.

PRINCIPAIS SISTEMAS

Existem vários fabricantes de sistemas operacionais, a empresa mais conhecida é a Microsoft que fabrica diversas versões do Windows, as pessoas mais experientes devem lembrar desde a versões mais conhecidas como:  98, XP, Vista, 7, 8 e 8.1 do sistema operacional mais comercializado no mundo, isso mesmo, comercializado! Embora você possa ter uma versão que não pagou nada para ter, teoricamente o Windows é pago e é utilizado por 90% da população mundial, que possuem por licenciamento ou não.

Também temos o MacOS V10.12 “Sierra” última versão do sistema operacional para computadores e Macbooks da Apple. E as distribuições GNU\LINUX que contam com muitas versões totalmente gratuitas, e comunidades que mantem o sistema atualizado e com novas funcionalidades, com uma interface menos visual e mais complexa para usuários comuns, ele é um dos mais utilizados por desenvolvedores, programadores, principalmente suas versões para servidores, sendo inclusive uma unanimidade, já que que o Linux é um S.O. muito mais seguro que o próprio líder de mercado da Microsoft.

MANTENHA O SISTEMA OPERACIONAL ATUALIZADO

Mas o porquê de manter esse sistema operacional atualizado, sempre que possível? Vamos responder essa pergunta, tendo como base o líder de mercado que é o Windows. A ultima versão do Windows é a 10, lançada em Julho de 2015, mas não é difícil encontrar uma empresa ou usuário usando a versão XP do Windows descontinuada desde Abril de 2014 (como mostra a foto desse artigo), que foi lançada em Outubro de 2001 tendo quase 15 anos desde seu lançamento e clientes fiéis; Principalmente em ambientes corporativos e equipamentos que possuem softwares que mantem determinado negócio ainda na versão do Windows XP.

Essa versão é a favorita de cibercriminosos (Pessoas que usam os seus conhecimentos de informática para realizar crimes), por se tratar de uma versão antiga com 15 anos de uso, ela tem muitas falhas de seguranças, além de não ter novas atualizações caso encontrem novas brechas. Cenário ideal para que Crackers mal intencionados entrem em seu computador e façam um estrago.

AMBIENTES EMPRESARIAIS DESPROTEGIDOS

Multiplique isso em 100 vezes quando falamos de ambientes empresariais, aonde ainda é comum nos depararmos com máquinas que são “transformadas” em “mini servidores” com S.O Windows XP. Sem atualização disponível desde 2014, esse S.O. pode estar instalado em um computador que contenha importantes documentos, com brecha inclusive para o cyber sequestro de senhas, com liberação apenas com o pagamento em depósito, não rastreável. Esse último acontecimento pode parecer muito distante da sua realidade, mas infelizmente temos visto vários casos destes já no Brasil, e que vem se tornado cada vez mais frequente, por se tratar de uma fonte de renda para os cibercriminosos.

COMBINAÇÃO PERFEITA

Esse conceito serve principalmente para antivírus, pois os vírus também se atualizam por isso temos que manter o banco de dados do antivírus sempre atualizado. É importante não só manter o Sistema Operacional Atualizado, mas também ter um antivírus ativo e devidamente atualizado. Existe no mercado boas opções de antivírus free, sem o pagamento de valor algum, bem como antivírus pagos com valores de R$ 29,90 para cada máquina por ano. Estamos falando de menos R$ 0,08/dia para manter seu equipamento 100% seguro e livre de vírus, tão comuns e que podem trazer um prejuízo muito maior do que o investimento para tê-los sempre atualizados. Manter sempre o Sistema Operacional e o Antivírus atualizados é a combinação perfeita, para afastar o risco de ciber ataques

Por isso a importância de um especialista no assunto, que possa deixar seu ambiente empresarial ou doméstico atualizado e seguro.

Para manter seu Sistema Operacional e Antivírus Atualizados, venham até a Sr. Computador,  ou acesse nossa Central de Atendimento e seja atendido pela Melhor Rede de T.I. do Brasil, premiada pela Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios como Melhor Franquia 2016, no segmento de TI.

 

Julio Oliveira

Depto de Suporte Técnico

Sr. Computador Franchising em TI

2 Comentários

  1. Andre Silva   •  

    Muitoo bom o artigo, acabei de deixar o site como favorito para sempre estar seguindo!!! Obrigado !!!

    • Bruno Casagrande   •  

      Opa! 😀

      Que bom que gostou Andre, fico muito agradecido com seu comentário, sempre que puder, apareça por aqui…
      Fique Com Deus!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *