Comprar uma Franquia: 03 Pontos Importantes

Comprar uma franquia 03 pontos importantes

Temos falado muito sobre franchising com você empreendedor e sobre os pontos que deve avaliar para tomar a sua decisão antes  de comprar uma franquia. Hoje quero abordar os 03 pontos para você avaliar, principalmente analisando a Franqueadora.

Nesses 03 pontos principais quero levar você a escolher a melhor franqueadora, aquela que é responsável em comercializar as franquias, transferir o know-how, e auxiliar o franqueado na implantação e operação de sua unidade.

FRANQUEADORA DE EXCELÊNCIA

Um dos primeiros pontos que deve ser avaliado para comprar uma franquia é verificar se as franquias analisadas possuem selos e certificação de excelência em órgãos reguladores e fomentadores do empreendedorismo e franchising, faça sua pesquisa avaliando a Franqueadora e a marca da franquia que irá comprar para essa conclusão.

A ABF Associação Brasileia de Franchising é um desses órgãos que possui como responsabilidade auditar, acompanhar e até mesmo fomentar as melhores práticas, com cursos, premiações e até mesmo auditorias com acompanhamentos periódicos, fomentando uma profissionalização do setor. Para saber se a Franqueadora é uma associada ABF e segue esses pontos, consulte no site a marca da franqueadora em questão, antes de comprar uma franquia.

Outra forma de medir essa excelência está em materiais como o Anuário de Franquias da Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios, da Editora Globo, que a mais de uma década realizada um levantamento sério, com auditoria do Serasa Experian, sobre as melhores franquias e premia aquelas que chegam na pontuação máxima de 05 estrelas como Melhor Franquia 2016, nesse ano. O diferencial dessa pesquisa é que ela é direcionado aos franqueados, com questionamentos sobre suporte, expectativa X realidade, entre outros tópicos e você consegue acompanhar a pontuação que vai de 01 a 05 e informações relevantes ao histórico e outros dados que somente a pesquisa consegue levantar.

COMPRAR UMA FRANQUIA DE UM MICRO FRANQUEADOR

Ao mesmo tempo que o segmento de franquias abrange vários segmentos e tem essa incrível capacidade de chegar longe ele é democrático e possibilita que até mesmo um pequeno empreendedor, possa formatar seu negócio em franquias e iniciar a comercialização de sua marca e do conceito de modelo de negócio que ele mesmo criou.

Esse é um ponto negativo no franchising, que infelizmente tem se tornado comum em algum segmentos, principalmente em serviços, onde pequenos empresários se colocam por trás de uma marca criada, um contrato feito e um site visualmente bem feito. E começa a comercializar franquia e dizer que tem um negócio de sucesso e que podem fazer uma pessoa de sucesso também, inflando a quantidade de franquias em operação, para demonstrar que mesmo sendo um micro franqueador, já alcançou a excelência e até mesmo criando planos de negócios com valores de faturamento da franquia, sem base em realidade. Cuidado com esse tipo, avalie todos os números quando for comprar uma franquia.

O importante para identificar e avaliar o Franqueador nesse ponto pode ser falar com o maior número de franqueados da rede, sejam eles ativos ou até mesmo ex-franqueados, que devem constar na COF (Circular de Oferta e Franquia) que é o contrato entre franqueador e franqueado.

Se possível sugerimos também a visita até a matriz da empresa, mais importante do que saber se ela está em uma capital ou no interior de um estado é conhecer sua estrutura, os funcionários que ali trabalham, conhecer toda a estrutura e seus sócios diretores e experiência e conhecimento no setor, não só de franchising mas do negócio também.

FRANQUEADOR ATUANTE: LOJA MODELO/PILOTO

Outro alerta para você que está pensando em comprar uma franquia, que nem todos questionam, é a confirmação se realmente o Franqueador opera uma Loja ou Negócio Modelo/Piloto, se tem realmente um negócio onde tudo começou, que serviu de base para toda a comercialização das franquias e se realmente entende e tem histórico no segmento que se propõe a expandir com a venda de franquias.

Para quem está avaliando franquias de produtos, essa minha afirmação pode parecer incoerente, uma vez que nesse modelo de negócio é comum o franqueador treinar e até mesmo direcionar o lançamento de novos produtos em sua Loja Modelo/Piloto e se você já avaliou comprar uma franquia de produto, já ouviu falar disso.

Mas na franquia de serviços a realidade realmente é diferente, é comum nos depararmos com franqueadoras com ideias de negócio, mas que não possuem em sua concepção qualquer relação direta com a operação de uma unidade e principalmente histórico no setor, que o referencie para a expansão do negócio.

Esse infelizmente é um problema para o futuro franqueado, pois você pode estar investindo em uma ideia, um sonho, uma projeção e não em um negócio que está dando certo, que tem números a apresentar e principalmente em um segmento que o próprio franqueador não conhece tão bem, pois nunca “operou” efetivamente.

CRIANDO UMA NOVA REALIDADE

Com esses alertas para avaliar quando você for comprar uma franquia, queremos embasar você empreendedor a tomar a decisão baseada em fatos, pois sabemos que empreender tem excelentes benefícios, mas pode se tornar um fardo se feito com um Franqueador que não esteja preparado ou não tenha os 03 itens acima.

Nós da Sr. Computador defendemos a bandeira do bom atendimento, franqueamos um negócio que já estava em pleno funcionamento, temos mais de 25 anos de experiência em TI e acreditamos que o mercado em geral está carente de atendimento diferenciado, somamos no decorrer dos últimos anos uma nova forma de comercializar produtos/serviços e divulgar TI, nossa querida informática. Uma tarefa que não é fácil por se tratar de um mercado muito abrangente e que atende diferentes nichos de mercado.

Com nosso Franchising em TI, estamos sempre apoiando nossas Unidades Franqueadas e acreditamos que com nosso exemplo, possamos incentivar cada vez mais bons franqueadores.

Torcendo e trabalhando para que o cenário negativo que colocamos nesse artigo seja cada dia menor e prejudique o menor número de pessoas possíveis, acreditamos no Brasil, acreditamos no Franchising!!

Se gostou do nosso conteúdo nos ajude a divulgar em suas redes sociais!

Um forte abraço e até a próxima…

Fabio Guerra

Fábio C. Guerra é Diretor de Negócios, com sua diretoria focada na implantação e operação das Unidades Franqueadas da Sr. Computador, principalmente nas ações comerciais e de marketing. Formado em Administração de Empresas e com experiência em diversas empresas no setor de serviços, saúde e TI, se apresenta como: " Me intitulo um vendedor, com a responsabilidade em apoiar e direcionar o franqueado, para atingir o lucro esperado, com sua Unidade Franqueada, direcionando e apoiando para o sucesso do negócio."

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *