Loja de Informática, como abrir uma?

loja de informatica

Com o crescimento do setor no País, o investimento na abertura de uma loja de informática ou uma franquia do segmento tornou-se atraente.  Nesse post quero explanar alguns pontos importantes para uma decisão eficiente, pela experiência no mercado de franchising e o diferencial comparado à outros segmentos:

Mercado

O segmento de Comunicação, Informática e Eletrônicos cresceu 6,6% em 2015, totalizando 3.781 unidades de franquias, de acordo com estudo divulgado pela Associação Brasileira de Franchising (ABF). A área de tecnologia é um ramo que não se rendeu à crise econômica brasileira.

Segundo a mais recente Pesquisa Mensal do Comércio feita pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação cresceram 10,7%, ancoradas na queda dos preços de microcomputadores, de 8,3% no acumulado do ano.

Atualmente, o investimento no setor de TI tem sido uma boa alternativa, já que a área está em crescimento e, cada vez mais, as pessoas compram computadores e acessórios como mouse, teclado, fone de ouvido e HD, por exemplo, pois as pessoas e as empresas estão cada vez mais conectadas.

O empreendedor que deseja abrir uma loja de informática deve ter afinidade com a área, além de verificar a concorrência no local onde pretende inaugurar.

Produtos e serviços

A qualidade dos produtos é extremamente importante para o ramo de loja de informática, já que o cliente procura por boas marcas e um bom preço. Além disso, investir em uma boa equipe de funcionários garantirá que o consumidor levará aquilo que realmente precisa e seu negócio se tornará confiável entre o público.

Loja de Informática

Há uma série de opções para quem deseja abrir uma loja de informática, ou seja, é possível oferecer serviços e não somente produtos, como: manutenção de computadores, recarga de cartuchos, instalação de programas, e impressões.

Em serviços o empreendedor tem maior capacidade de resultados financeiros, pois o valor a ser cobrado entra para o fluxo de caixa na totalidade, diferente da venda de produtos, que a rentabilidade é apenas da margem de lucro do produto, por isso a prestação de serviços é o business core de uma loja de informática.

Estrutura

O primeiro passo para garantir o sucesso de uma loja de informática é o planejamento para que o investimento seja bem aplicado. A loja deve ter no mínimo uma estrutura que abrigue a exposição dos produtos e equipamentos e uma área para manutenção e montagem de computadores. O mobiliário deve conter prateleiras e móveis para escritório, computadores e materiais para manutenção de computadores, como: processadores, cabeamento e discos rígidos.

Loja de Informatica

Franquias de Loja de Informática

No sistema de franquias, o franqueador fornece ao franqueado o direito de comercialização de seus produtos e serviços, além de seu conhecimento, ou seja, seu know-how e gerenciamento, dando suporte e direcionando o franqueado em todas as ações, desde a implantação da unidade, passando pelo marketing, comercial e operação.

O segmento de franquia de loja de informática mantém bom desempenho. No primeiro semestre, o setor registrou 12% de crescimento nesse período, cujo faturamento subiu de R$ 1,7 bilhões para R$ 2 bilhões.

Para saber mais, entre em contato através da nossa central de atendimento para fazer parte da Melhor Rede de Tecnologia do Brasil, premiada como Melhor Franquia 2016

Um forte abraço e até a próxima!!!

10 Comentários

  1. Dieta   •  

    Artigo informativo para quem está procurando por esse assunto.

    • Fabio Guerra   •  

      Obrigado pelo comentário.

      Temos muito mais informações como essa, fique à vontade para acompanhar.

      Forte abraço.

    • Fabio Guerra   •  

      Obrigado pelo elogio…

      Continue conosco, para que tenha sempre um Sr. Atendimento…

  2. Amilton   •  

    Espetacular seu site. Muito bom mesmo esse conteudo. Show ! Quanto custa pra ter um site como o seu?

    • Bruno Casagrande   •  

      Temos diversas opões de sites e de hospedagem para seu domínio, entre em contato com uma de nossas unidades ou diretamente com a Franqueadora que daremos todas as informações e explicações necessárias. Até mais, boa leitura.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *