Todos os dias dezenas de ameaças são criadas para explorar as vulnerabilidades dos sistemas operacionais. Como vimos recentemente criminosos usaram destas “brechas” para sequestrar dados de empresas e de outros usuários que não tinham a segurança apropriada. Essas vulnerabilidades provém de códigos problemáticos ou simplesmente mal analisados por programadores responsáveis por sua criação, aí que entram os especialistas que jogam do “lado negro da força”, programadores geniais que utilizam seu conhecimento para enganar o sistema e ter o total controle dos seus arquivos, são os responsáveis por criar códigos maliciosos capazes de destruir ou roubar informações e utilizarem isso para os mais diversos fins.
Uma das formas mais eficientes de se proteger, mesmo antes de comprarmos soluções especializadas como antivírus, Firewall etc. É a atualização do sistema operacional, disponibilizada pelo próprio fabricante.
A frequente atualização do sistema operacional impede que softwares maliciosos se alojem no sistema sem nossa permissão e o que é pior muitas vezes sem nosso conhecimento.
Imagine o prejuízo que pode causar ter seu sistema parado várias horas por causa de um simples vírus, essa situação pode ser ainda pior, quando as informações vitais da empresa são destruídas de forma irreparável e um cenário ainda pior quando não se possui uma cópia de segurança (backup) das informações.
Os vírus e outros malwares (softwares mal intencionados) são responsáveis por grandes prejuízos entre empresas que possuem suas informações armazenadas em meios digitais, muitas vezes, prejuízos causados por este motivo nem chegam a ser divulgados pois poderia acarretar uma perda de confiança por parte dos clientes.
Porém, para total garantia de segurança, o sistema operacional deve ter uma licença valida e original, pois sistemas operacionais pirateados ou ativados por terceiros, não apresentam a segurança necessária, pelo fato de não sabermos quais mecanismos e de onde vem cada processo feito para burlar o licenciamento original.
MAS COMO FUNCIONA A ATUALIZAÇÃO ?
Quando atualizamos o sistema operacional, a empresa responsável por seu desenvolvimento irá fazer as correções nas vulnerabilidades. Logo após ela libera a atualização grátis destas correções para que todos usuários licenciados possam se assegurar de ataques. O computador que usa o sistema licenciado pode baixar a qualquer momento as atualizações, que como padrão vem habilitada para baixar automaticamente sem necessidade de fazer nada.
Porém como vimos anteriormente o ultimo vírus WannaCry afetou milhares de computadores por uma falha no sistema. Isso aconteceu porque a Microsoft liberou a atualização de segurança que protegeria contra este ataque, mas nem todos atualizaram. Muitos usuários adiam estas atualizações ou ate mesmo cancelam para que elas não os atrapalhe nas tarefas diárias, e isso foi um dos principais fatores deste ultimo ataque.
É isso ai! Agora você já sabe porque atualizar o sistema operacional e pode minimizar os riscos.
Gostou da matéria? Quer ter mais noticias ou dicas? Se inscreva no blog e receba as notificações de postagens como esta.
Continue atento e acompanhe as postagens no blog Sr. Computador, a Maior e Melhor Rede de Tecnologia do Brasil e melhor Franquia 2016.