Manutenção Preventiva

manutenção preventiva

A manutenção preventiva garante uma maior vida útil e um melhor funcionamento dos equipamentos tecnológicos, evitando, por exemplo, a queima de componentes importantes, como processadores e discos rígidos em caso de computadores, alem de muitos outros problemas envolvendo redes, servidores, câmeras de segurança, entre outros. Deve ser realizada, independentemente de o equipamento apresentar problemas ou defeitos. Esta preventiva deve acontecer mensalmente em equipamentos empresariais e semestralmente em equipamentos caseiros.

Porque Fazer manutenção preventiva?

Empresas que optam por fazer a manutenção preventiva em seus computadores evitam muitos problemas futuros nos equipamentos tecnológicos, gerando economia em manutenções e componentes de reposição”. Este fato, portanto, afirma ser a atividade de técnico em manutenção de computadores uma ótima opção de trabalho, principalmente quando há possibilidade de se firmar convênios com empresas, já que estas optam sempre por zelar as máquinas que possuem, devido a uma maior economia.

manutenção preventivaA manutenção preventiva em computadores consiste em desmontar o micro, realizar a sua limpeza geral e checar todos os seus componentes e contatos. A poeira, principal causa de problemas, por exemplo, interfere na dissipação do calor e na oxidação dos contatos, sejam eles intermitentes ou que levem o computador a parar de funcionar.

Finalizada a manutenção preventiva, os resultados são:

– computadores lentos, que precisam ser reiniciados frequentemente para que possam funcionar, voltam a trabalhar no máximo de sua potencialidade ;
– a refrigeração da máquina ocorre normalmente e de forma satisfatória;
– elimina-se as sujeiras, como poeira, fuligem e outras partículas, levadas pelas ventoinhas, das peças internas;
– evita-se o ressecamento da pasta térmica, essencial para que o processador não queime;
– diminui-se o risco de perda de dados por falhas de sistemas ou equipamentos. entre outros.

manutenção preventivaEm servidores, ou equipamentos de rede, sistemas de monitoramento fazem toda a diferença, já que podem verificar em tempo real cada procedimento que esta acontecendo com seu equipamento. Neste caso você pode monitorar e evitar problemas antes mesmo de ele acontecer.
 

E se meu equipamento for antigo?

Na manutenção preventiva inclui-se, também, o upgrade do computador. Nesta situação, o técnico analisa a configuração da máquina e propõe aos clientes, caso sejam necessárias, as devidas atualizações. É bastante comum para o profissional que trabalha com manutenção de computadores se deparar com situações em que uma simples expansão de memória ou de um disco rígido já seja suficiente para melhorar significativamente o desempenho geral do equipamento.

Para detectar todos os possíveis problemas e trabalhar com eficácia na solução de cada um deles, é de fundamental importância que o técnico esteja apto a exercer suas atividades. Para tal, ele deve atualizar-se constantemente, adquirindo conhecimentos específicos da área.

A Sr. Computador tem total capacidade de cuidar dos equipamentos da sua empresa, bem como prevenir qualquer problema que possa ocorres nos equipamentos tecnológicos.

Procure uma unidade mais perto de você e venha conferir a maior e melhor rede de tecnologia do Brasil!

Técnica Sr. Computador

Analista responsável pela tecnologia de todas as unidades Sr. Computador.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *