Franquias de serviços ou produtos: saiba a diferença

Franquia de Serviços ou produto

Se você está pensando em começar um negócio próprio, mas não se sente seguro sobre em que ramo investir, as franquias podem ser uma excelente opção, tando nas franquias de serviço como de produtos. Franquias de serviços ou de produtos são empreendimentos já previamente testados, que em geral têm uma clientela cativa e você ainda pode contar com o auxílio da franqueadora nos momentos de dúvida.

Iniciar qualquer empreendimento exige certos cuidados que são cruciais para o sucesso do seu negócio. Alguns exemplos: pesquisa de mercado, análise de risco do investimento, perfil de clientes, localização etc. No caso de abrir uma franquia, além de cuidar de todos estes aspectos, é necessário pensar também no tipo de franquia que mais se enquadra no seu perfil empreendedor: franquia de serviços ou de produtos?

Confira a seguir 4 características que diferem franquias de serviços de franquia de produtos e escolha a mais adequada para você!

1. Como funciona as franquias de produtos?

Uma franquia de produtos é aquela que comercializa um determinado item, que pode ser pré-produzido ou não. O trabalho é promover este produto e vendê-lo de forma eficiente.

Uma franquia que vende sanduíches, por exemplo, produz sanduíches de determinado tipo, com material específico da marca da franquia e o vende ao consumidor final.

Este tipo de franquia é interessante porque o produto, geralmente, já é conhecido pelo consumidor, e não é necessário muito esforço do franqueado para “fazer a fama” da sua mercadoria.

Nesse contexto, é necessário pensar que uma loja de franquia de produtos precisa ter uma localização estratégica, um bom espaço de armazenamento de mercadoria, cuidados específicos para produtos perecíveis e investimento em boas vitrines e estratégias de marketing visual e atendimento diferenciado para atrair o público para sua loja.

2. O que vende as franquias de serviços?

Uma franquia de serviços, por outro lado, trabalha com venda, mas a equipe comercial deve estar preparada para oferecer a prestação de serviços. Escolas, clínicas de estética e hotéis são alguns exemplos de franquias de prestação de serviços bastante comuns.

Esse tipo de franquia deve sempre se preocupar com a qualidade do serviço prestado. Uma escola de idiomas, por exemplo, distribui o mesmo material para todas as suas unidades. Então, o que vai garantir o sucesso do empreendimento é a qualidade do serviço prestado pelos seus colaboradores, como professores, secretárias, diretores e supervisores.

Da mesma forma, uma franquia de clínica de estética, por exemplo, vai oferecer o mesmo tipo de tratamento com o mesmo material. Seu diferencial fica por conta dos profissionais que atuarão em cada unidade.

3. Qual delas exige maior investimento?

O custo de uma franquia de serviços ou de produtos pode variar muito. Geralmente, abrir uma minifranquia é o que menos demanda gastos, principalmente as minifranquias de prestação de serviços, já que essas, muitas vezes, não demandam um local fixo nem a contratação de outras pessoas, mas exige muita disciplina e força de vontade.

4. Qual delas exige mais conhecimento especializado?

As franquias de serviços costumam exigir mais conhecimento especializado, já que cada serviço é bastante específico. As franquias de produtos exigem mais da equipe de vendedores, gerenciamento eficaz de estoque, limpeza e bom atendimento.

Não deixe de sempre buscar o apoio do franqueador. Seu auxílio e experiência são fundamentais. Busque sempre avaliar suas estratégias de marketing, afinal a publicidade da rede é uma das maiores vantagens de se abrir uma empresa que já apresenta visibilidade.

Se você quer saber mais sobre franquias que são sucesso, confira no nosso blog o artigo sobre o prêmio de melhores franquias do Brasil.

Agora que você já sabe a diferença entre franquia de serviços e franquia de produtos, que tal compartilhar nosso conteúdo nas suas redes sociais? Transmita esse conhecimento a outros possíveis franqueados!

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