8 tipos de franquias existentes no mercado

Conheça os vários tipos de franquias existentes no mercado

O franchising está em evidência e tem se mostrando um modelo de negócio seguro para empreender, por isso queremos mostrar as franquias existentes no mercado. Para quem está pensando em abrir um negócio no ramo, é preciso conhecer todos os tipos de franquias existentes no mercado e saber quais são as opções mais alinhadas com seu perfil profissional e empreendedor.

Uma das grandes vantagens em comprar uma franquia é a possibilidade de trabalhar com um modelo de negócios já estruturado no mercado, com um público-alvo e uma imagem bem definidos.

Porém, antes de comprar sua unidade, o franqueado deverá conhecer todos os tipos de franquias para saber qual é o modelo de negócio mais adequado às suas necessidades profissionais e financeiras.

8 Tipos de Franquias existentes no mercado:

Franquia unitária

Das franquias existentes do mercado, nesta o franqueado deverá abrir uma unidade da marca em um local preestabelecido pela empresa franqueadora. Dependendo da empresa, é possível comprar mais de uma franquia unitária.

Franquia máster

O franqueado além de operar uma franquias poderá comercializar unidades franqueadas da marca em outras regiões, estrategicamente selecionadas, recebendo um percentual dos royalties e o valor da taxa de franquia. Então, o franqueado além do ganho na operação da franquia, também tem a possibilidade de retorno financeiros nas comissões das franquias que ele próprio comercializar em sua região.

Franquia de desenvolvimento

Esse tipo de contrato concede ao franqueado a oportunidade de abrir várias unidades em uma região pré-determinada, durante o tempo definido no documento. Nesse modelo de negócios o franqueado poderá vender unidades de sua franquia para outros empreendedores.

Franquia de distribuição

São redes que tem como objetivo comercializar um ou vários produtos exclusivos, na maioria das vezes de fabricação própria. São muito encontradas nos segmentos de comércio, cosméticos, alimentação e produtos gastronômicos.

Franquia de serviços

Esse modelo de negócio consiste em vender um ou um pacote de serviços, de acordo com a metodologia e o treinamento oferecidos pela franqueadora. A grande característica desse modelo é que a qualidade do serviço oferecido fica exclusivamente a cargo do franqueador e de seus funcionários.

Microfranquia

Possui as mesmas regras do modelo padrão de franchise, porém seu investimento inicial é muito menor do que uma franquia regular. De acordo com a Associação Brasileira de Franchising, é considerada uma microfranquia toda unidade que requer um valor inferior a R$ 80.000 para ser aberta. No entanto, há opções a partir de R$ 1.000 em vários segmentos no mercado.

Franquia online

É similar às microfranquias, especialmente por contar com um modelo de negócios mais simples de ser operado e possuir um baixo investimento inicial. Porém, diferente das microfranquias, as franquias online (como o nome sugere) funcionam exclusivamente na web, geralmente por meio de plataformas e websites. Exemplo: agências de turismo online, agências de marketing digital, soluções de TI, etc.

Franquia mista

Modelo de negócio que integra tanto o serviço quanto o produto comercializado. Por exemplo: lojas de informáticas, restaurantes, algumas redes de cosméticos, dentre outros.

Existem vários tipos de franquias e determinar qual é a mais alinhada com os seus objetivos é o primeiro passo para empreender no ramo. O franqueado deverá escolher uma área de atuação em que tenha expertise, que desperte o prazer e a vontade de ir todos os dias para o trabalho. Só assim sua unidade poderá atingir o sucesso esperado.

Achou esse artigo útil? Compartilhe esse conteúdo com seus amigos que estão pensando em abrir uma franquia!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *