Benefícios do Sistema ERP

Benefícios do Sistema ERP

Uma das principais metas de uma empresa é tornar os seus processos cada vez mais eficazes e seguindo esse objetivo as empresas começaram a adotar o Sistema ERP ou Enterprise Resouce Planning, que seria algo como: Planejamento dos Recursos da Empresa. Esse tipo de software, pode ser operado por qualquer tipo pessoa, independente do seu nível de formação, possibilitando que todos os processos empresariais sejam controlados em uma única ferramenta.

O Sistema ERP não gerencia apenas os recursos materiais e financeiros de uma organização. Ele também monitora todas as ações dos funcionários, com relação aos procedimentos administrativos e produtivos, emite relatórios precisos e agiliza todas as atividades.

Neste artigo, entenda melhor o que é um sistema ERP e veja alguns benefícios!

Gestão completa através do sistema ERP

O Sistema ERP serve para organizar e gerenciar informações. Uma das maiores vantagens está em controlar tudo em um único programa, de forma rápida e precisa.

Com todos os processos centralizados em uma única ferramenta, o tempo gasto para análises e tomadas de decisões é muito menor. Quando um único sistema organiza tudo, interligando e amarrando todos os processos corporativos, conseguimos extrair todas as informações necessárias de maneira eficaz.

O Sistema ERP não gerencia apenas os recursos materiais de uma organização. Ele monitora também todas as ações dos funcionários, com relação aos procedimentos administrativos e produtivos, emite relatórios precisos, controla as despesas e agiliza todas as atividades.

Além de ser mais seguro e preciso, o sistema ERP elimina demais controles paralelos. Por exemplo: Uma empresa produz, fatura, emite nota fiscal, faz pagamentos, controla gastos e etc. Para cada operação seria necessário um controle paralelo, ou um software específico. Já com o sistema ERP, eliminamos todos eles, ficando cada operação separada por módulos dentro do sistema. Assim, a probabilidade de erro ou desvio de informação é quase zero.

Leitura sugerida: Baixei arquivo com virus.

Controle Financeiro

A parte financeira geralmente é um dos pontos mais fortes e explorados dos Sistemas ERP. O controle dos ganhos e despesas é fundamental para à saúde de um negócio. E isso, ele faz muito bem. O Sistema ERP gera relatórios e gráficos de todas as movimentações financeiras em uma única tela. Eliminando, assim, a necessidade de se consultar vários documentos, para realizar um balanço semestral, por exemplo.

Segurança e armazenamento das informações

O controle de acessos é um ponto chave no Sistema ERP. Com isso você pode dar permissões, ou restrições, para determinados usuários, evitando que eles consigam alterar informações de outros departamentos, impedir que façam exclusões de documentos ou que exportem informações da empresa para fora do sistema.

Quanto ao armazenamento, geralmente um Sistema ERP fica em um servidor exclusivo. Isso traz maior proteção contra o ataque de hackers, já que o sistema de segurança de um servidor é bem melhor que de um computador doméstico. Outro benefício é o backup desses servidores em nuvem. Assim, nenhuma informação é perdida, no caso de um incêndio ou pane de equipamento.

Planeje, acompanhe e cresça!

Com o Sistema ERP podem-se definir metas por período e acompanhar todos os resultados, tornando mais rentável o seu negócio. Dessa forma, fica fácil identificar quais processos são mais lucrativos, onde estão sendo empregados maiores recursos e gerenciar todas as atividades. Também é possível identificar se há desperdícios e falhas na operação, assim, alavancando o seu faturamento.

Para saber mais dicas como essa cadastre-se em nossa Newsletter e receba todas as informações sobre Tecnologia e tudo que envolve esse e outros assuntos sobre Franchising e TI.

Até breve…

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *