SERVIÇOS DIGITAIS: CERTIFICADO DIGITAL

certificado digitalcertificado digital

A tecnologia trouxe ao mundo corporativo mais segurança através da criação dos Certificados Digitais. A velocidade e a precisão com que passaram a ser feitas as transações aprimoraram a emissão e o recebimento de documentos, diminuindo a burocracia, garantindo sobretudo a integridade e o necessário sigilo das negociações no meio digital.

Se você já está convencido dos benefícios da emissão de Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFCe / Cupom Fiscal Eletrônico) e da Nota Fiscal Eletrônica (NF-e), melhor ainda é conhecer mais um pouco sobre os Certificados Digitais, pois é preciso ter um para emitir NFCe e NFe.

Adquirir um certificado digital que melhor atenda às necessidades do seu negócio implica conhecer as características de cada tipo. Afinal, trata-se de um recurso que identificará sua empresa, além de conter a assinatura digital dela, entre outros itens que se somam ao conjunto de informações para o devido reconhecimento jurídico da entidade no contexto das transações.

O que é certificado digital?

O Certificado Digital é uma assinatura digital de pessoa física ou jurídica. Esta assinatura possui validade jurídica e serve para garantir vários tipos de transações e serviços via internet. O certificado digital permite que a pessoa ou empresa se identifique assinando um documento de forma digital.

O certificado digital serve para assinar Notas Fiscais Eletrônicas, Cupons Fiscais Eletrônicos e Comprovantes de Transporte Eletrônicos. Ainda, é possível assinar e enviar vários outros documentos via internet (inclusive, advogados já o utilizam para assinar as petições em processos eletrônicos).

Tal certificado também permite efetuar login em ambientes seguros, movimentar a sua conta de banco, enviar declarações de imposto de renda etc.

Certificados Digitais A1 e A3

Estas são as duas variações existentes, compatíveis em quase todos os aspectos e que atendem as necessidades de certificação da mesma forma, com exceção de um fator diferenciador: o local de armazenamento dos dados sigilosos, isto é, a mídia de armazenamento.

Armazenamento do Certificado Digital A1

Nesse tipo de certificado digital as informações ficam registradas no seu computador. Funciona por meio de uma associação entre um par de chaves, uma pública outra privada, que o ato de solicitação de certificação gera. A chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC), já a chave privada fica armazenada no computador e precisa ser protegida por meio de senha.

A segurança do processo consiste na interação entre as chaves pública e privada, uma não pode ser decodificada sem a combinação com a outra. Trata-se de informações únicas e criptografadas, ou seja, codificadas para impedir a leitura e consequentes operações fraudulentas de terceiros. A chave privada, sigilosa e individual, mantém os dados criptografados de maneira que possam ser lidos somente pela chave pública.

No momento em que é efetivamente solicitada a emissão do certificado, os dados ficam guardados no computador de onde foi realizada a solicitação. Lá os dados permanecerão devidamente e obrigatoriamente protegidos sem que possam ser modificados. A validade desse certificado tem duração de 1 ano.

Caso o computador seja invadido por ameaças virtuais e a chave privada tenha sido comprometida, o certificado pode ser revogado, embora seja algo raro de acontecer.

A característica principal desde tipo de certificado é, portanto, o fato de não possuir um dispositivo alheio de armazenamento. Porém, independente da opção por um dos dois tipos, seja A1 ou A3, é fundamental que você verifique se existe compatibilidade entre os objetivos da sua empresa com a aquisição desse documento eletrônico e o que o certificado oferece de fato, consideradas as particularidades de armazenamento e funcionamento.

Uma das vantagens em optar pelo tipo A1 é o alcance de um melhor desempenho, em função de operar a partir do computador. Ter dinamismo é crucial para trazer praticidade ao processo diário de emissão de Nota Fiscal Eletrônica (NF-e) e Cupom Fiscal Eletrônico (NFCe).

Outra vantagem é o fato de ser um arquivo e não um cartão. O certificado A1 pode ser enviado para o sistema que você utiliza para emitir NFCe ou NFe e com isso você consegue emitir suas notas e cupons de qualquer dispositivo, de qualquer lugar e a qualquer hora

Assim, seus vendedores podem emitir notas e cupons na rua, logo ao realizar a venda para o cliente, pelo celular, tablet, notebook ou até mesmo do próprio computador do cliente (claro, primeiramente ele deverá ter uma senha de acesso que garante a segurança da operação).

Falando em segurança, o certificado A1 é mais seguro do que o A3. Tendo em vista ser o certificado A3 um cartão, qualquer pessoa pode facilmente furtar o cartão de cima de sua mesa. Ainda, a maioria dos leitores de certificado digital A3 existentes hoje são de qualidade baixa e muitas vezes a conexão do leitor falha impossibilitando a assinatura digital dos documentos e assim emperrando a emissão de notas e cupons fiscais.

Armazenamento do Certificado Digital A3

É equivalente em padrão e compatível com o certificado do tipo A1. A diferença é que o par de chaves é gerado num dispositivo específico, isto é, numa mídia de armazenamento predeterminada. A mídia que comportará os dados pode ser em forma de um Token USB ou cartão, o Smart Card, fica à sua escolha. Ambas possuem a segurança dos dados criptografados, já referida.

Nesse tipo de certificado, a chave pública é enviada para a Autoridade Certificadora (AC) da mesma forma, no entanto a chave privada guardará as informações no cartão ou no Token, protegidas por senha. Isso permite que sua chave seja transportada de forma segura e possa ser utilizá-la noutros locais.

O Smart Card

O SmartCard é um cartão de aparência comum, porém capaz de comportar informações codificadas protegidas que
não podem ser enviadas a outras mídias, sequer serem removidas.

Uma informação importante é que o cartão tem de ser acionado através de uma leitora, outro item físico especialmente projetado para intermediar a troca de informações. A leitora representa o canal de comunicação entre o SmartCard e o computador, mas é este último que dá suporte e gerencia as movimentações.

O Token

O Token é outro tipo de hardware, isto é, um dispositivo físico. Ele tanto gera quanto armazena as referidas chaves certificado digitalcriptográficas. Estas continuarão protegidas a partir do dispositivo, sem possibilidade de exportação ou remoção, inviabilizando a violação dos dados.

A instalação do Token é livre de complicações, basta que o dispositivo seja conectado a um computador por meio de uma entrada USB. Antes, é preciso instalar um software de gerenciamento criptográfico e o driver que fará com que o Token seja reconhecido pelo sistema operacional do computador ao qual foi ligado.

Pronto! Agora que você já sabe como adquirir seu certificado digital, não perca tempo, você e sua empresa terá toda a atenção que precisar, entre em contato.

A Sr. Computador tem a solução completa para que você que precisa adquirir seu certificado.

Gostou? Temos muitas outras ferramentas interessantes, solicite já um orçamento e se surpreenda com o atendimento da Sr. Computador, a Maior e Melhor Rede de Tecnologia do Brasil!!!