Na busca pelo equilíbrio e igualdade, muitas mulheres começaram também a se interessar por tecnologia é por isso que queremos falar nesse artigo sobre o atendimento técnico entre mulheres de nossa Franquia Sr. Computador Brasilia – DF. Alinhados a essa busca vieram empresas que desenvolveram mais que “eletrônicos” criaram itens de consumo (e desejo) eletrônicos. Prova disso é o sucesso indiscutível da Apple® e seus lançamentos tão esperados.
As mulheres se destacam porque, de alguns anos para cá, passaram a ser protagonistas nesse universo. Já não é de hoje que na maior parte dos lares o poder de decisão está com elas. E isso extrapola o “o que vamos ter para o jantar” e chega até a decisão de qual será o carro da família. Tai, nada mais masculino do que o carro, certo?!
MULHER ENTENDE DE TECNOLOGIA
Inspiradas e incentivadas por mulheres que se entendem super bem com eletrônicos, meninas e jovens mulheres também se interessam por esse universo que era tão masculino. Lembro-me de quando criança querer também ler os livros de programação e ouvir “isso é coisa de menino” e estava tudo certo, não tinha contestação. E nunca aprendi a programar. Hoje fico bem contente de ver meninas nas aulas de programação e dando um banho nos meninos nos jogos online!! E mais contente ainda por ter esse espaço e poder estar falando de nosso atendimento técnico entre mulheres.
Mas infelizmente algumas coisas não mudaram: a visão geral dos homens em relação às usuárias e a maioria quase esmagadora dos homens nesse universo. Pergunte a qualquer mulher, de qualquer idade, como ela se sente toda vez que vai buscar ajuda para o seu computador ou celular. A resposta é sempre a mesma: constrangida! Não vou falar aqui do assédio porque isso é crime, ultrapassa a questão da tecnologia e tem a ver com comportamento, deixa pra lá, nosso assunto é eletrônicos!!! O lance é a abordagem feita por grande parte dos técnicos que atendem essas mulheres e seu senso comum de que “mulher não entende de tecnologia”.
COMPARANDO O ATENDIMENTO: HOMEM X MULHERES
Vou descrever uma situação hipotética para termos como exemplo: notebook de mais ou menos dois anos de uso, levado para cima e para baixo diariamente, às vezes liga direto na tomada, às vezes funciona na bateria até acabar. Nada mais normal para um notebook, certo?! Belo dia ele começa a apresentar um comportamento irritante de ficar desligando, ou de demorar em ligar e o consumidor precisa buscar a assistência técnica . Em geral, homens e mulheres buscam entre seus conhecidos aquele que entende mais do assunto. Daí para frente, normalmente ocorrem diferenças:
Homem: liga para um “brother” que é antenado, explica que a bateria parou de funcionar e que o computador está precisando alguém que dê uma olhada. O brother indica um técnico. O cliente leva até o técnico, explica o que houve e o técnico recolhe a máquina para orçar a bateria.
Mulher: liga para o mesmo “brother”, explica o problema, fala que acha que é a bateria que já não está lá muito boa, e pede uma indicação. Quando leva a máquina, descreve novamente o problema. Alguma diferença? A primeira é de que, no geral, ninguém escuta a suposição dela para a causa do problema. O técnico pede para ela deixar a máquina e verificar o problema.
Eu sei que o texto ficou sexista, mas infelizmente retrata a verdade. É o que vejo acontecer com celular, notebook, carro, impressora, vídeo game, coisas tradicionalmente do universo masculino, por isso, defendemos essa bandeira do atendimento técnico entre mulheres.
ATENDIMENTO TÉCNICO ENTRE MULHERES
Já no trabalho de assistência e manutenção, quando abordo a cliente, mostro que quero ouvi-la, pergunto se já aconteceu antes, quero saber quanto ela conhece de eletrônica e tecnologia e sinto alívio na voz e no olhar. Porque uma mulher sendo abordada por outra passa carisma. Essa é a maior característica de nosso atendimento técnico entre mulheres
Então, além da questão técnica, temos que nos preocupar com a abordagem feita. Deixar guardadinho dentro do armário todos os nossos preconceitos e ouvir, ouvir e tentar entender o cliente. As suas angústias. Isso é respeito, a base do nosso atendimento. Somos pioneiro em nossa unidade franqueada da Rede Sr. Computador, como atendimento entre mulheres e temos essa preocupação e também o cuidado de atender cada vez melhor. Tratando todos igualmente respeitando os conhecimentos prévios (ou não) de nossos clientes. Sejam eles homens ou mulheres.
Mas sei que nossas clientes gostam quando eu ligo e falo que eu vou fazer o atendimento, vou buscar a máquina. É empatia!!!!
E se gostou do nosso atendimento indique e compartilhe nosso artigo em suas redes sociais. E se precisar de um atendimento técnico é só acessar nossa Central de Atendimento, que teremos prazer em atendê-lo
Até a próxima…