Bom negócio de franquias: 05 dicas importantes

5 dicas para fazer um bom negocio de franquias

Apostar no franchising é uma opção cada vez mais presente na vida dos empreendedores brasileiros e é aí que entram nossas 05 dicas para fazer um bom negócio de franquias.

Pois mesmo com todos seu potencial, para quem deseja abrir um negócio de franquias é muito importante realizar pesquisas e identificar as opções mais indicadas para o seu perfil.

É necessário levantar questionamentos e ir atrás de informações importantes sobre a franqueadora. Você deve saber quais são todas as taxas cobradas, como o treinamento é oferecido e como o modelo de negócios da franqueada funciona na prática.

Com essas informações em mãos, você poderá ter certeza de que a marca escolhida é realmente a ideal para você investir enquanto franqueado. Está no processo de pesquisa sobre um negócio de franquias? Então, o post de hoje vai ajudar na sua escolha. Continue a leitura e conheça as 05 dicas para fazer um bom negócio de franquias.

1. Saiba qual é o investimento necessário para abrir uma unidade

A taxa de franquia, também conhecida como investimento inicial, não é o único valor cobrado pelas franqueadoras. Existe também a taxa de marketing, os royalties e todo o custo com a localização de sua franquia. Portanto, antes de escolher uma marca, verifique qual é o investimento total necessário para fazer o negócio operar inicialmente.

Muitos franqueados acabam se surpreendo com as taxas cobradas pela franqueadora, pois não prestaram atenção no contrato nem na Circular de Oferta da Franquia (COF). Não cometa esse grave erro! Analise todas as informações relacionadas às taxas contidas nesses documentos, solicitando o esclarecimento de quaisquer dúvidas.

2. Conheça a estrutura de apoio ao franqueado, para ter um bom negócio de franquias.

O treinamento e o suporte oferecidos aos franqueados variam de rede para rede. O suporte é essencial para a franquia atingir o sucesso inesperado e, por isso, não deixe de verificar junto à franqueadora como esse apoio é oferecido, como será a transferência do know-how do negócio e como acontecerá a capacitação do franqueado para operar o negócio. Pergunte, também, se você receberá algum material de auxílio.

3. Entenda como o marketing da marca é realizado

Muitas franqueadoras cobram uma taxa para trabalhar o marketing da marca e de suas unidades, fortalecendo a rede como um todo. Portanto, é importante saber se o plano e as ações de marketing daquela empresa vão agregar valor a sua unidade. O papel do franqueado é descobrir como o fundo de marketing da rede funciona e, assim, identificar as melhores condições dentro das opções consideradas.

4. Verifique as regras para a escolha do ponto comercial

A localização de uma franquia é um dos fatores determinantes para o seu sucesso ou fracasso. Por isso, a escolha de um bom ponto comercial é essencial para o êxito da unidade. Para quem está prestes a abrir uma franquia de negócio, é importante conhecer quais são as regras para a escolha do ponto. Fique atento, pois as características do ponto, como o valor do aluguel e sua localização, influenciam diretamente nos lucros.

5.  Verifique o tempo para recuperação do investimento

As franquias, geralmente, têm um retorno de investimento mais rápido em relação aos negócios tradicionais, mas a estimativa para o franqueado recuperar o dinheiro investido varia de marca para marca. Por isso, é importante pesquisar e questionar a franqueadora quanto ao tempo médio para o franqueado ver o retorno do dinheiro investido.

Se você deseja abrir um um negócio de franquias, esses são os passos iniciais para seguir em frente. Depois de selecionar as marcas, é hora de fazer a peneira e selecionar apenas as melhores para o seu perfil! Para mais dicas como essas, siga-nos no Facebook e no LinkedIn para ficar por dentro de todas as nossas novidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *