Negócio próprio: 5 vantagens de abrir uma franquia

Negócio Próprio: 5 vantagens de abrir uma franquia

franchising é um fenômeno mundial, para você que queira investir e fazer isso por uma franquia e o Brasil não ficou de fora dele. Considerado um modelo de investimento de sucesso, o setor vem atraindo cada vez mais brasileiros que sonham em administrar o negócio próprio.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), maior autoridade no assunto, 2015 viu o segmento crescer em 8,3%. Já no primeiro trimestre de 2016, as franquias tiveram um crescimento nominal de 7,6%, atingindo um faturamento de R$ 33,7 bilhões entre fevereiro e março e 8,1% no segundo trimestre de 2016.

Esses números atraem tanto empreendedores quanto empresas, que enxergam no franchising uma excelente oportunidade de expandir a marca. E você, está pensando em abrir seu próprio negócio? No post de hoje, conheça cinco vantagens de fazer isso através da compra de uma franquia. Vamos lá?

1. Possibilidade de trabalhar com uma marca conhecida

Um dos maiores desafios de uma nova empresa é conquistar a confiança de seu público-alvo. Por ser uma marca nova, o investimento em marketing e na construção da clientela é essencial. Ao abrir uma franquia, o empresário trabalhará com uma unidade já estabelecida no mercado, com um público definido e que já consome os produtos/serviços daquela empresa.

2. Modelo de negócio pronto

Antes de abrir uma empresa, é preciso definir o que ela venderá, como irá fazê-lo e para quem. Além disso, o empresário deverá pensar em quais canais vai disponibilizar os produtos e definir segmentos de clientes. Todas essas são tarefas que requerem muita pesquisa e um extenso estudo de mercado.

Por outro lado, se você escolher uma franquia como opção de negócio próprio, terá a possibilidade de trabalhar com um modelo de negócio pronto, testado e validado (também conhecido como know-how). Com todos os processos definidos, o franqueado deverá se preocupar exclusivamente em gerenciar sua unidade e vender seus produtos e/ou serviços.

3. Menor tempo de retorno de investimento na franquia

O tempo do retorno de investimento no franchising é menor quando comparado ao de empresas não franqueadas. Nesse caso, pesa o fato do franqueado poder contar com o suporte da franqueadora e com a preexistência do reconhecimento da marca.

Com o treinamento e a assistência, uma franquia tem mais chances de se estabelecer mais rapidamente, pois pula etapas que tornariam o retorno do lucro mais demorado. A média do retorno de investimento estipulado pela ABF é de 12 a 24 meses.

4. Suporte e treinamento da franqueada

Para quem não possui experiência anterior como empreendedor, administrar uma empresa pode ser uma tarefa bastante complexa. Além do modelo de negócios pronto, a compra de uma franquia também tem como benefício o fato de que as franqueadoras fornecem aos franqueados o suporte e o treinamento necessários para operar a unidade.

Isso acontece porque, mesmo que cada franquia desenvolva algumas peculiaridades de acordo com a gerência de seus empresários, a franqueadora deve preservar e garantir o sucesso e a qualidade da marca como um todo.

5. Menores riscos de fechar

As franquias têm uma taxa de mortalidade muito menor do que empresas não franqueadas. Para você ter uma ideia, cerca de 60% das empresas fecham em 5 anos de operação, mas para as franquias, esse número desce para 15%!

Então, se você quer investir com segurança em um negócio lucrativo, abrir uma franquia é uma alternativa altamente recomendada. Se você quer abrir seu negócio próprio, comprar uma franquia diminui os riscos do empreendimento e, com isso, você terá mais chances de obter sucesso, especialmente se você escolher uma empresa em uma área que domine ou pela qual seja apaixonado.

E então, pronto para escolher sua franquia e conquistar o negócio próprio? Baixe nosso material da ABF sobre o desempenho no ano passado, tenho certeza que vai gostar de ver os números!!

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Fabio Guerra

Fábio C. Guerra é Diretor de Negócios, com sua diretoria focada na implantação e operação das Unidades Franqueadas da Sr. Computador, principalmente nas ações comerciais e de marketing. Formado em Administração de Empresas e com experiência em diversas empresas no setor de serviços, saúde e TI, se apresenta como: " Me intitulo um vendedor, com a responsabilidade em apoiar e direcionar o franqueado, para atingir o lucro esperado, com sua Unidade Franqueada, direcionando e apoiando para o sucesso do negócio."

4 Comentários

    • Fabio Guerra   •     Author

      Obrigado pelo comentário Saulo…

      Convido a assistir os outros artigos e acompanhar nosso material…

      É sempre bem-vindo..

  1. felipe   •  

    oi gente
    gostei muito desse site, parabéns pelo trabalho. 😉

    • Fabio Guerra   •     Author

      Valeu Felipe…

      Continue sempre conosco acompanhando nosso material.

      Forte abraço

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