As oportunidades de empreender em TI crescem à medida que o mercado de tecnologia também evolui. Para se ter uma ideia, de acordo com a consultoria IDC, as empresas da América Latina devem cerca de 139 bilhões de dólares em ferramentas e serviços tecnológicos até o final de 2016. E isso num momento em que a maioria dos países da região lidam com crises econômicas com um mercado de TI sem crise.
No entanto, é preciso estar atento em quais atividades e serviços se pode empreender em TI. Além disso, algumas habilidades e atitudes são necessárias. E é justamente sobre isso que vamos conversar neste artigo. Acompanhe!
4 dicas para empreender em TI para colocar em prática já
Veja, a seguir, algumas dicas para criar projetos de empreender em TI e colocá-los em prática:
1. Analise o mercado e veja o que você pode oferecer de inovador
É preciso estar ciente de que o mercado de TI está cada vez mais concorrido. Portanto, você deve olhar ao redor e perceber nichos que têm necessidades que você pode ajudar a sanar.
Olhe com atenção para áreas como desenvolvimento de aplicativos, manutenção de hardwares, criação de sites e serviços de consultoria em geral (segurança da informação, implementação de softwares, entre outras).
Somente depois de identificar oportunidades concretas, você deve partir para a criação de um plano de negócio em si. Pense na criação de um produto ou serviço diferenciado, que resolva problemas reais do seu público-alvo. Quanto mais inovadora for a sua ideia, melhor.
2. Vá além da técnica, desenvolva habilidades de um gestor de negócios
Muito além de dominar as técnicas de computação, é preciso se tornar um gestor de negócios. Isso porque para empreender em TI, você precisará ser ter habilidades gerenciais e, sobretudo, ser um bom negociador.
Portanto, busque entender a dinâmica de funcionamento de uma empresa, amplie seus conhecimentos em gestão de projetos, vendas, controle de finanças e tributos (não perca de vista a complexidade do sistema fiscal e tributário brasileiro). E mais: torne-se um líder no sentido amplo da palavra.
3. Busque parcerias para sanar dificuldades e somar forças
Para empreender em TI, assim como em qualquer outra área, é muito importante firmar boas parcerias. Isso porque a soma de habilidades e ideias pode facilitar a inovação e sanar possíveis dificuldades (técnicas e de gestão).
Um empreendedor que cria um serviço revolucionário sempre terá mais facilidade de levá-lo ao mercado com o auxílio de especialistas em marketing e vendas, por exemplo. A soma de conhecimentos e habilidades poderá ajudá-lo a obter sucesso mais rapidamente.
4. Comprometa-se com a qualidade de suas entregas
Por fim, coloque seu projeto em prática com a certeza de que a qualidade será o norteador de suas entregas. Mais do que iniciar um empreendimento, é preciso mantê-lo. O desafio é ganhar e fidelizar o mercado. E isso, invariavelmente, requer boa reputação, o que só se mantém quando há qualidade total.
Você gostou dessas dicas? Para acompanhar nossas outras novidades, siga-nos nas redes sociais: Facebook,Twitter, Google +, LinkedIn e YouTube!