Muito tem se falado sobre franquias e como é vantajoso investir nesse modelo de negócios. Para quem não sabe o que é Franchising, aqui vai uma definição: modelo de negócios em que uma empresa cede para o franqueado os direitos de uso da marca e a comercialização dos produtos/serviços, além de transferir o know-how necessário para operar a unidade.
Para quem está pensando em administrar o negócio próprio, o franchising apresenta boas opções de investimento e de lucro. No entanto, é preciso saber como funciona o dia a dia de uma franquia, seus maiores desafios, vantagens e desvantagens. Confira:
Como funciona o franchising
O franqueador cede ao franqueado a possibilidade de operar um modelo de negócios já estruturado no mercado. O papel da empresa franqueadora é oferecer o suporte e a transferência do know-how da empresa. O franqueado, por sua vez, deverá seguir as orientações e respeitar as regras e os padrões estabelecidos pela empresa matriz.
Para abrir uma franquia, o franqueado deverá realizar um cadastro na empresa de interesse. Essa, por sua vez, fará um estudo de seu perfil e, caso esteja alinhado com a proposta da franqueadora, o empreendedor poderá fechar negócio e dar os primeiros passos para operar sua unidade.
Além da taxa de investimento inicial, algumas empresas cobram taxas de publicidade e royalties sobre os produtos/serviços. É preciso ler atentamente o contrato e ver, especificamente, quais são as responsabilidades de ambas as partes (franqueado e franqueador).
Vantagens e desvantagens de abrir uma franquia
Vantagens
- Operar um negócio já estruturado e maduro, que já possui um público-alvo definido;
- Contar com o apoio e o suporte de uma empresa com experiência no mercado, aumentando as chances de sucesso do seu investimento;
- Menor risco de perder o capital investido, já que a taxa de mortalidade das franquias é quatro vezes menor do que para empresas criadas do zero;
- Possibilidade de trabalhar com uma marca que já possua credibilidade e reputação.
Desvantagens
- Pouca flexibilidade, o que pode não combinar com empreendedores criativos;
- Não há autonomia para modificar produtos ou serviços;
- Tem que obedecer as regras e os padrões estabelecidos pela empresa franqueadora.
Cuidados necessários
Antes de abrir uma franquia, é necessário tomar alguns cuidados para não tomar alguma decisão por impulso. Apesar de ser um investimento de risco reduzido, alguns fatores contribuirão diretamente para o sucesso de sua franquia. São eles:
- Afinidade com a franqueadora: é preciso que o franqueado tenha afinidade com o dia a dia da unidade, seu produto, área de atuação e público-alvo. Além disso, é aconselhável escolher uma área em que o franqueado tenha experiência profissional.
- Planejamento financeiro: além do investimento inicial, o futuro franqueado certamente deverá meter a mão no bolso para cuidar de assuntos pertinentes à operação de sua unidade. Gastos com materiais descartáveis, ambientação, reparos, capital de giro geralmente não estão inclusos no investimento inicial da franquia. Crie um planejamento imaginando todos os gastos que sua unidade terá até se firmar no mercado.
O mercado de franchising está em constante expansão e se você possui um capital reservado para empreender, escolha uma área pela qual você tenha paixão e dê o primeiro passo!
Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos que estão considerando abrir uma franquia, mas não entendem como funciona o modelo de negócios.